Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Filas começam cedo em frente à Central de Matrículas
A Central de Matrículas segue registrando longas filas para atendimento de pedidos de transferência de aulos das redes estaduais e municipais. Segundo a coordenadora da rede municipal, Ensino Fundamental e Educação Infantil no órgão, professora Carmen Lúcia Hautrive, são distribuídas 200 fichas por dia. A Central tem expediente pela manhã e tarde e são 100 fichas por turno, com oito pessoas no atendimento ao público (quatro professores e 4 estagiários).
A professora diz que os atendimentos realizados agora são de retardatários, que perderam o prazo do pedido de transferências de 2 a 14 de janeiro, e que fora do período previsto é mais difícil que os responsáveis consigam vaga nas escolas que desejam.
Inscrições para financiamento estudantil começam nesta segunda-feira
Ainda assim, as solicitações de transferência devem ser feitas diretamente na Central de Matrículas. A distribuição de fichas é feito às 8h e às 13h30min. Carmen Lúcia diz que a equipe da Central busca facilitar a situação de quem procura o órgão, mas reforça que as pessoas precisam compreender que existe um sistema de funcionamento. Ela ainda tranquiliza os pais e responsáveis que receberem fichas e afirma que eles serão atendidos, mesmo que seja após o horário de encerramento do expediente.
- Muitas vezes nós não fizemos o intervalo de almoço, ficamos aqui atendendo as pessoas. É a mesma situação no fim da tarde, já saímos daqui às 19h. Então, quem pegar ficha, não precisa se preocupar, porque será atendido no dia - diz a professora.
Carmen Lúcia acredita que o movimento para os pedidos de transferência deve seguir alto até o final de março e o começo de abril, período em que se encerra o primeiro bimestre escolar.
Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas
Como são 100 fichas por turno, a professora orienta que as pessoas cheguem com antecedência de uma hora a 30 minutos do começo da distribuição das fichas, para não correrem o risco de não conseguir. Ela diz que se a Central abre às 8h e uma pessoa chega às 9h, provavelmente não conseguirá ficha para o atendimento da manhã. O mesmo ocorre à tarde, se a pessoas chegar às 15h, as fichas já foram distribuídas.
ESPERA
Esta foi a situação que ocorreu com a dona de casa Roseli da Trindade, 35 anos, ontem. Ela chegou por volta das 9h e não conseguiu ficha para atendimento na manhã. Na esperança de conseguir a transferência do filho Eduardo, 14 anos, da Escola Municipal São João Batista, na Vila Brenner, para a Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro homônimo ao colégio.
UFSM recebeu 12% do orçamento de 2018
As duas instituições de ensino são na Zona Norte da cidade, mas a Perpétuo Socorro é mais perto da casa da avó de Eduardo, com quem o adolescente vai morar este ano. Roseli contou ao Diário, por volta das 15h de ontem, que conseguiu a transferência para o filho.
- Valeu a pena esperar. Desde às 9h e pouco da manhã lá, mas consegui atendimento no início da tarde e agora meu filho estuda em uma escola que fica a 10 minutos da casa da vó - conta a mãe.
DOCUMENTOS
A coordenadora da Central de Matrículas, Carmen Lúcia Hautrive, diz que para solicitar matrícula é preciso levar*:
- Certidão de nascimento da criança
- Comprovante de residência atualizado
- Documento de identificação do responsável (RG, CNH, Carteira de Trabalho)
- CPF do responsável
*Em caso de terceiros irem fazer a solicitação (avós, tios, irmãos mais velhos - desde que maiores de 18 anos) é preciso que os pais ou responsáveis façam uma autorização por escrito para que esta pessoa consiga pedir a transferência do aluno
EXPEDIENTE
- Segunda a sexta-feira: das 8h ao meio dia e das 13h30min às 17h30min
- As fichas são distribuídas às 8h e às 13h30min
- São 100 fichas por turno
- Endereço: Rua Serafim Valandro, 369 (ao lado da escola Cícero Barreto)
- Mais informações: (55) 3219-3338